Sobre o site PesquisasEleitorais.com.br

Pesquisas Eleitorais
Spread the love

A motivação para um site sobre pesquisas eleitorais

As pesquisas eleitorais jamais devem influenciar o seu voto ou mudar a sua opinião ou imagem sobre um político ou partido.

Cabe lembrar que levantamentos de intenção de voto só serão realizadas mediante supervisão de um estatístico habilitado por um dos Conselhos Regionais de Estatística e devidamente registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para pesquisas municipais ou estaduais ou Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para pesquisas nacionais de intenção de voto.

Infelizmente, todos nós sabemos o quanto as pesquisas eleitorais próximas às eleições podem influenciar o voto de eleitores indecisos e até mudar o resultado de uma eleição bem como as pesquisas de opinião pública para avaliação de governos ou políticas específicas realizadas pelo executivo ou legislativo podem construir uma rejeição ou simpatia a um determinado político ou partido. Ao mesmo tempo, todo este poder de influência está dado a apenas alguns poucos grupos que detém uma suposta credibilidade e recursos financeiros para realizar tais pesquisas (Ibope, DataFolha, Vox Populi e CNT/Census), geralmente bancadas pela imprensa ou partidos políticos, as quais imaginamos que são realizadas com as técnicas estatísticas mais adequadas à obtenção de resultados confiáveis para a verdadeira opinião e preferência política dos eleitores.

Entretanto, pouca gente sabe como é feita uma pesquisa eleitoral, quais as implicações técnicas, legais e financeiras deste processo e os bastidores que permeiam este importante fator dentro de qualquer cenário eleitoral.

Quais as lacunas e objetivos que este projeto responde?

Há muita desinformação sobre a elaboração de pesquisas eleitorais, controvérsias sobre técnicas de amostragem e extrapolação de resultados a partir de amostras que podem produzir viés na estimativa populacional de interesse bem como desconfianças sobre interesses obscuros atrelados a quem faz ou encomenda as pesquisas.

PesquisasEleitorais.com.br pretende ser uma referência em aspectos técnicos e legais sobre pesquisas eleitorais, sejam aquelas com o objetivo de auferir percentuais de intenção de voto estimulada e espontânea, bem como as pesquisas de opinião pública destinadas a avaliar instâncias dos governos municipais, estaduais e federais, suas políticas públicas, denúncias e fatos polêmicos. Sim, definimos dois tipos de pesquisas com cunho eleitoral pois, na prática, todas elas podem causar impacto na construção da imagem de um político ou partido para o eleitor mais cedo ou mais tarde.

Aos aspectos técnicos incluímos o tamanho amostral necessário às intenções de voto gerais e por segmentação primária de variáveis (sexo, faixa etária, renda, região geográfica), planejamento amostral de eleitores e as dificuldades deste procedimento em um país de dimensões continentais, a elaboração do questionário de pesquisa com a segmentação de variáveis demográficas e sócio-econômicas, o treinamento do entrevistador, a aplicação prática do questionário, o tratamento dos dados obtidos e a apresentação dos resultados. Aos aspectos legais e éticos incluímos as normas e resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Conselho Nacional de Estatística (CONFE).

Outrossim, é consenso entre estatísticos e analistas políticos que nas últimas décadas destaca-se somente a divulgação de pesquisas de alguns poucos institutos, os quais tem independência questionável no sentido em que levantamentos eleitorais tem custos elevados e são financiados pela iniciativa privada – geralmente imprensa e, quiçá, partidos políticos. Apesar da obrigatoriedade de ter registro no TRE/TSE, é comum “estatísticos de fachada” assinarem a pesquisa em troca de uma remuneração e sem saberem como a pesquisa efetivamente foi realizada, bem como institutos serem pressionados a publicar pesquisas que não prejudiquem candidato A ou B sob pena de perderem orçamento – as eleições são uma importante fonte de recursos, quiçá a principal em alguns casos.

Quem faz o PesquisasEleitorais.com.br?

Este site é construído por Thiago Rodrigo Alves Carneiro e Emerson Stigliani, ambos graduados em Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo e com experiência em realização de levantamentos e análises estatísticas para o Centro de Estatística Aplicada da USP, trabalhos acadêmicos e consultorias para empresas.

Os autores também coordenam pesquisas de intenção de voto ou de avaliação de governos e políticas públicas por solicitação de organizações independentes e não governamentais ou de veículos de comunicação. Também, fora do contexto de eleições, podem realizar estudos referentes à implementação e avaliação de políticas públicas ou de governos, sempre sob o princípio irrevogável de independência e transparência.

Sobre o autor Thiago Rodrigo Alves Carneiro

Responder

Seu endereço de e-mail nunca será publicado. Campos obrigatrios marcados *

Você pode usar as seguintes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>