Mapa eleitoral das eleições para Presidente da República em 2010

Mapa Eleitoral do Primeiro Turno das Eleições Presidenciais em 2010
Spread the love

As eleições presidenciais de 2014 estão chegando e, nas análises de cenário efetuadas pelos cientistas políticos, sempre é invocado o resultado nas urnas na eleição anterior, em outubro de 2010, em um tripé comparativo englobando a segmentação geográfica, étnica e social (sexo, idade, escolaridade e renda).

Os arquivos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos dão os resultados totais gerais, por estado ou por cidade. A partir destes dados, usando o software estatístico R-Project e com a colaboração de Emerson Stigliani, obtivemos os seguintes mapas de percentuais de votos da candidata do Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff, no primeiro e segundo turno das últimas eleições.

Cenário do Primeiro Turno nas Eleições Presidenciais de 2010

Dilma teve excelente desempenho no Maranhão (acima de 70%) e nos estados do Amazonas, Ceará, Pernambuco e Piauí (acima de 60%). Por outro lado, houve um pífio desempenho no Acre e em Roraima (abaixo de 30% do total de votos válidos no Estado). Entretanto, estes estados não tem tanto peso na disputa eleitoral devido ao baixo contingente de eleitorado, conduzindo a disputa por votos para os estados do Sul e Sudeste onde, neste turno, os resultados foram relativamente equilibrados com domínio moderado da oposição em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (não obteve maioria dos votos válidos) e domínio maior dos tucanos em São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo (menos de 40% dos votos para Dilma).

Mapa Eleitoral do Primeiro Turno das Eleições Presidenciais em 2010

Cenário do Segundo Turno nas Eleições Presidenciais de 2010

Dilma avançou em relação ao primeiro turno, mas não teve maioria de votos válidos na região Sul, Centro-Oeste, Rondônia, São Paulo e Espírito Santo, além de uma derrota expressiva em Roraima e Acre. Por outro lado, ratificou seu excelente desempenho nos estados do Norte e Nordeste onde havia obtido mais de 60% no turno anterior e, ao mesmo tempo, surpreendeu e obteve maioria em Minas Gerais e acima de 60% no Rio de Janeiro. Dilma obteve ampla maioria em todos os estados do Nordeste.

Mapa Eleitoral do Segundo Turno das Eleições Presidenciais em 2010

Como imaginar uma ofensiva da oposição para as Eleições de 2014?

O Partido dos Trabalhadores venceu por ampla maioria em muitos estados com baixo contingente populacional, como aqueles situados na região Norte e Nordeste. Em contraponto, teve dificuldades no Sul, Sudeste e Centro Oeste, principalmente em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país. A oposição deverá obter vitórias expressivas nos estados onde ela tem bom trânsito e há um grande contingente eleitoral, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, além de tentar reverter o quadro no Rio de Janeiro. Contudo, a força do Nordeste jamais pode ser desprezada, sobretudo pelas derrotas acachapantes sofridas em alguns estados supra-citados, de tal sorte que Eduardo Campos, o Governador de Pernambuco e cacique da região, pode ser um importante fiel da balança para ajudar Aécio Neves a tentar, inicialmente, obter uma vaga no segundo turno.

Este artigo será atualizado no decorrer de 2014 com os novos prognósticos e quando houver uma definição concreta dos candidatos a presidente.

Sobre o Autor Thiago Rodrigo Alves Carneiro

Responder

Seu endereço de e-mail nunca será publicado. Campos obrigatrios marcados *

Você pode usar as seguintes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>